Histórico do Grupo

O grupo formou-se em 1995, na Escola de Arte Dramática da USP, com a finalidade de produzir o espetáculo “Endecha das Três Irmãs”, baseado na obra de Adélia Prado e dirigido por Vânia Terra. Este projeto foi vencedor da Jornada SESC de Teatro de 95 e cumpriu temporada em 96 no Centro Cultural São Paulo, marcando o início de uma identidade artística e estrutural do grupo.A segunda produção foi o espetáculo infantil “Poemas para Brincar” de José Paulo Paes, com direção de Eduardo Amos. O universo da poesia permanece, desta vez, aliado à linguagem dos bonecos. Este espetáculo ainda está sendo apresentado e, em janeiro de 1999, integrou o Projeto Móvel de Cultura e Meio Ambiente da Comunidade Solidária da Primeira Dama Ruth Cardoso, percorrendo o interior de Pernambuco e Alagoas. Com esse trabalho consolidou o grupo e foi agraciado com os seguintes prêmios:MAMBEMBE 96 - GrupoAPCA 96 – TextoPRÊMIO COCA-COLA 96 – Música e Categoria Especial/Teatro de Animação.Em 1998 o grupo realizou no Centro Cultural São Paulo seu terceiro trabalho, o espetáculo “Sonhos de Einstein”, baseado no livro homônimo de Alan Lightman, com direção e adaptação de Isabel Setti.Em 1999, dando continuidade à pesquisa da poesia no teatro, o grupo realizou o espetáculo “Itinerário de Pasárgada” baseado na obra de Manuel Bandeira, com direção e adaptação de Regina Galdino. Esse espetáculo foi apresentado em 20 cidades do interior de São Paulo dentro do evento do SESC “Coração dos Outros – Saravá Mário de Andrade!” em Abril/Maio de 99 e cumpriu duas temporadas na cidade de São Paulo. Em 2002 participou do projeto Jovem Protagonista da Secretária Estadual da Educação, viajando pelo interior de São Paulo.Em 2000, retornando ao universo do teatro de animação, foi realizado o espetáculo infantil “O Vôo”, uma produção conjunta com a Cia A Cidade Muda – núcleo Teatro de Brinquedo, com direção de Cláudio Saltini e texto de Regina Galdino. “O Vôo” é baseado na história de Charles Lindberg, o primeiro homem a atravessar de avião o oceano Atlântico. Este espetáculo foi indicado na categoria especial Teatro de Animação do Prêmio Pananco de 2000. Neste mesmo ano, a convite da TV Cultura, foi realizado o especial A Um Passo do Pássaro, sobre a vida e obra de Orides Fontele.Em 2001 o grupo realiza o espetáculo “O Vôo II – A grande corrida das máquinas voadoras”, com direção de Eduardo Amos, texto de Regina Galdino e concepção e produção de Cláudio Saltini. Este espetáculo recebeu o Prêmio APCA de 2001- Melhor espetáculo de bonecos.Em 2002 a nova produção do grupo foi o espetáculo “Tem Francesa no Morro”, com direção e texto de Kleber Montanheiro. Este espetáculo é um musical brasileiro que homenageia as grandes vedetes e artistas do Teatro de Revista nacional. Estreou em janeiro de 2002 no Centro Cultural São Paulo e viajou pelo interior do Estado no projeto Mosaico Teatral do SESCOOP.

Em 2003 o grupo se dedicou ao projeto Circular-Teatro, que percorreu, em um ônibus-teatro, as cinco regiões da cidade de São Paulo apresentando todo seu repertório adaptado ao ônibus em um total de aproximadamente cento e vinte apresentações em mais de cinqüenta lugares diferentes. Este projeto foi patrocinado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

  

Em 2004 o grupo ganha novamente o patrocínio da Lei de Fomento  para o teatro da cidade de São Paulo                                                                     para dar continuidade a este projeto e  realiza o espetáculo  Nas Rodas do Coração”, concebido para as necessidades específicas do ônibus-teatro e para a linguagem de rua. Inspirado nas músicas de Adoniran Barbosa, com texto de Regina Galdino e direção de Ednaldo Freire, este espetáculo é uma comédia musical melodramática que utiliza a estrutura popular do Circo Teatro para contar histórias que se passam nos bairros de São Paulo.

 Em 2005  a Cia As Graças realizou um estudo sobre a obra Nelson                    Rodrigues, com orientação de Cibele Forjaz e Regina Galdino e sobre a obra de      Shakespeare com orientação de Cristiane Paoli-Quito e Marco Antonio Rodrigues, além de inciciar um treinamento musical com Lincoln Antonio. 

Também em 2005 continuou apresentando seus espetáculos de repertório nas praças e ruas de São Paulo, através do Programa Municipal de                     Fomento ao Teatro, tendo também se apresentado em diversas cidades do Brasil, inclusive no festival Internacional de Porto Alegre – RS.

 

Em junho de 2006 a cia As Graças estreou o espetáculo Clarices com textos de Clarice Lispector e direção de Vivien Buckup, que foi contemplado com o Prêmio Funarte Mirian Muniz e cumpriu temporada no Centro Cultural São Paulo.

 

Em novembro de 2006 estreou o espetáculoNoite de Reis” de Shakespeare, com direção de Marco Antônio Rodrigues. Este trabalho foi concebido especialmente para o Projeto Circular – Teatro, projeto contemplado pela Lei de Fomento ao Teatro  para a cidade de São Paulo e está circulando por ruas, praças e parques da cidade.

   

Publicado on julho 18, 2007 at 3:58 am  Comentários (1)  

The URI to TrackBack this entry is: http://asgracas.wordpress.com/historico-do-grupo/trackback/

Feed RSS para comentários sobre este post.

Um ComentárioDeixe um comentário

  1. Somos do Grupo Inclusive Arte de Teatro de Bonecos. Estamos apresentando o espetáculo “Pequenos Contos” que remonta, de forma livre, passagens da obra do Pequeno Príncipe, contos do cotidiano e musicais com bonecos de balcão. Em maio de 2007 estivemos participando do 1º Festival de Titeres de Vilagarcia de Arousa e em santiago de Compostela, na Espanha.
    Criação: Edu do Nascimento e Luiz Moojen. Duração: 40min. Local de apresentação: Escolas, teatros e rua. Público: Todo o público. Técnicas: Bonecos de luva e de balcão.
    Contatos: E-mail: lcmoojen@uol.com.br – Luiz Moojen.
    Blog: http://moojenteatrodebonecos.blogspot.com
    Porto Alegre – RS / Brasil.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: